Permuta de imóvel com segurança e agilidade em Cartório

Saiba como adquirir imóvel por permuta garantindo a formalização do negócio

Uma das formas para se adquirir um imóvel, que foge ao tradicional modelo de compra e venda, é a aquisição por permuta. Nesta modalidade de contrato, os interessados se obrigam mutuamente a oferecer um bem em troca de outro cujos valores são equivalentes.

Por exemplo: uma determinada pessoa possui um terreno; e outra pessoa tem interesse nesse terreno para construção de um prédio, ao invés de pagar pelo mesmo em dinheiro, poderá pagar em unidades prontas. facilidade proporcionada pelo interesse mútuo das partes torna a negociação mais simples e rápida.

Ao contrário do contrato de compra e venda, a permuta de imóveis não requer que o pagamento seja feito em dinheiro, mas sim, através de bens equivalentes. No entanto, existe a possibilidade de envolver o pagamento da diferença em dinheiro. Em uma transação de permuta, o pagamento dessa compensação é conhecido como torna.

Mas é preciso atentar-se para a efetivação desse tipo de negócio para que o ato ocorra com segurança jurídica.  A permuta precisa ser formalizada em Cartório de Notas, por meio de escritura pública.  No contrato de permuta deve constar de forma clara itens como a data de entrega dos bens e a responsabilidade pelos tributos. Lembrando que a permuta se aplica a qualquer tipo de imóvel, sejam terrenos, casas, apartamentos ou ainda imóveis que ainda serão construídos.

Agora que já conhece todas as características do processo de permuta, aproveite para conferir também Como formalizar aquisição de imóvel em Cartório de Notas!