Como revogar uma procuração?

Conheça todas as etapas para a anulação do documento

Se a relação de confiança entre as partes deixou de existir, o interessado deve providenciar imediatamente a revogação da procuração. O ato cancela o documento, ou seja, o torna completamente sem efeito.

A revogação é possível pelo fato da procuração tratar-se de um ato baseado em confiança, já que o outorgante nomeia o procurador para que realize atos em seu nome.

Vale destacar que para a revogação não basta simplesmente rasgar o documento. Enquanto não for cancelada oficialmente, a procuração pública continua válida, salvo se houver prazo determinado para sua validade ou se a mesma tiver sido conferida para a conclusão de um negócio específico. Além disso, o documento também perde seus efeitos com a morte ou a interdição de uma das partes.

O ato de revogação pode ser feito em qualquer  Cartório de Notas de sua confiança, independentemente de onde a procuração tenha sido feita. O outorgante precisa apresentar os documentos pessoais originais, além de uma cópia da procuração que deverá ser revogada. Depois de realizar o cancelamento, é necessário informar as instituições onde o documento foi usado.