Abertura de firma permite que uma assinatura possa ser reconhecida posteriormente

A abertura de firma consiste no arquivamento de determinada assinatura no Cartório de Notas. O registro fica guardado para sempre, garantindo que a qualquer momento a assinatura possa ser reconhecida, conferindo mais segurança aos atos da vida civil que necessitam de assinatura.

O procedimento não tem prazo de validade, porém, se a assinatura for alterada por algum motivo, é necessário abrir uma nova ficha de firma. Existem duas maneiras de reconhecimento, por semelhança e autenticidade. Conheça:

– O reconhecimento de firma por semelhança é o tipo mais comum, e para que seja realizado é necessário que a pessoa tenha ficha de firma, ou seja, tenha sua assinatura em uma ficha arquivada no Cartório, para que a comparação e comprovação possa ser feita.

– O reconhecimento de firma por autenticidade, também é preciso que tenha uma assinatura arquivada no Cartório, porém, nesse caso a pessoa deve assinar o documento na presença do tabelião ou funcionário do Cartório autorizado. O interessado deve apresentar seus documentos originais e a assinatura do documento de reconhecimento será feita na presença do escrevente.

O reconhecimento de firma, seja por semelhança ou autenticidade, é realizado no Cartório de Notas.