Como realizar abertura de firmas?

O tabelião verifica a identidade do interessado e colhe a sua assinatura no cartão para a abertura de firma

Muita gente desconhece, mas firma é a assinatura. Para solicitar o ato em Cartório de Notas, basta comparecer à serventia com os documentos pessoais originais (RG e CPF). Nesse procedimento, o interessado assinará duas vezes e preencherá seus dados em um formulário. A partir de então, o padrão de assinatura será arquivado no cartório e os documentos assinados pela pessoa poderão ser levados para reconhecimento.

Se por motivo de casamento ou divórcio o solicitante tiver alterado seu nome, mas não tenha atualizado o RG (documento de identidade), é obrigatória também a apresentação da certidão de casamento.

A ficha de firma não tem prazo de validade, mas as pessoas mudam sua assinatura com o passar dos anos. Por isso, caso haja mudança, é preciso que a pessoa compareça novamente ao tabelionato para renovar sua ficha.

Este é um procedimento imprescindível para dar segurança jurídica ao ato de abertura do cartão e de todos os futuros e eventuais atos de reconhecimento de firma, por semelhança ou autenticidade.