Compra de imóveis por permuta

É possível realizar a compra de Imóveis de qualquer tipo, como casas, apartamentos e terrenos podem ser comprados por permuta, caso o valor do bem equivalente cumpra com a totalidade, ou de uma parte, sendo a outra paga com dinheiro.

Nesta modalidade de contrato onde as partes se obrigam mutuamente a dar uma coisa por outra de valores equivalentes. Para propriedades com valor acima de 30 salários mínimos, o contrato deve ser feito por meio de escritura pública em Cartório de Notas.

Antes da realização do ato, é essencial conferir a situação legal dos bens, sendo que no contrato deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel e tributos dos bens. A permuta permite a quitação da dívida do imóvel.

Existem duas maneiras de realizar o ato:
– Pela troca de um ou mais bens com valor de mercado equivalente;
– Pela troca de um ou mais bens com pagamento de valor adicional.

O interesse mútuo das partes torna a negociação mais simples, por isso, a compra por meio de permuta costuma ser menos burocrática. Porém, existem desvantagens e uma delas é o fato de haver menos opções disponíveis, já que é necessário que exista outra parte também interessada no negócio.