Conheça as diferenças entre divórcio e separação

Quando um relacionamento chega ao fim, é necessário que o casal formalize a situação para que possam seguir a vida separadamente, e isso ocorre através da separação ou divórcio.

Ambos os atos podem ser realizados extrajudicialmente em Cartórios de Notas, mas possuem características diferentes. Conheça:

Separação

Na separação, o casal formaliza o fim do relacionamento, porém, o vínculo jurídico ainda permanece, impossibilitando que seja feita a partilha de bens e alteração do estado civil, o que impede que as partes se casem novamente.

Caso as partes queiram voltar atrás, é possível reverter o procedimento. E para que a separação extrajudicial seja realizada, é necessário que o casal esteja em consenso com a decisão para lavrar a escritura pública.

Divórcio

O divórcio rompe o vínculo jurídico e permite que ocorra novo casamento, além da partilha de bens através do pacto antenupcial, se existir, caso contrário o regime que será respeitado é o de comunhão parcial de bens.

Assim como na separação, o divórcio extrajudicial também exige que as partes estejam de acordo com a decisão, além de não terem filhos menores ou incapazes, a menos que as questões relacionadas a ele tenham sido resolvidas judicialmente, além de contarem com a presença de um advogado, que pode ser o mesmo para os dois.