Procuração pode ser feita por videoconferência

A procuração pública feita em Cartório de Notas é a maneira mais segura de transmitir poderes para que outra pessoa de confiança responda em nome do titular em determinadas situações. O documento pode ser utilizado para assinatura de contratos, negociações, compra e venda de imóveis e até mesmo divórcio, ou realização da Prova de Vida.

É muito importante que a pessoa nomeada seja de confiança do responsável, já que terá poder sobre questões importantes. Porém, caso essa relação de confiança deixe de existir, é possível que a qualquer momento seja feita a revogação desse documento.

A novidade é que, após a publicação do Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o documento pode ser feito não somente presencialmente nos Cartórios de Notas, mas também de forma eletrônica, via videoconferência, sem que as partes precisem ir até o cartório.

Veja as vantagens de realizar as solicitações de maneira digital:

– Comodidade de não precisar sair de casa (contribuindo com o isolamento social e com a prevenção a sua saúde e dos outros)

– Mesma segurança jurídica dos atos feitos presencialmente

– O portal do e-Notariado (www.e-notariado.org.br) é fácil e prático de ser utilizado

Para a realização, o usuário pode utilizar o certificado tipo ICP-Brasil ou solicitar a emissão do seu certificado e-Notariado de maneira gratuita, comparecendo somente uma vez ao Cartório de Notas para validar sua assinatura.