Vantagens da Escritura Pública

A Escritura Pública é o documento em que o Tabelião de Notas, oficial especializado e portador de fé pública, oficializa a vontade entre as partes envolvidas, o que confere segurança jurídica, publicidade e autenticidade ao documento.

Existem diversas Escrituras Públicas que podem ser úteis à vida dos cidadãos nas suas mais variadas etapas. As mais comuns são:

  • Compra e Venda de Bens Móveis e Imóveis
  • União Estável, Separação e Divórcio
  • Doação de Bens
  • Inventário e Partilha
  • Emancipação

A formalização de documentos por meio de Escritura Pública possui muitas vantagens:

  • O Notário orienta os interessados imparcialmente e converte o negócio para a linguagem jurídica, prevenindo erros, irregularidades, informações desencontradas, assim como a falta de informações;
  • O Oficial do Cartório garante a autenticidade das informações dispostas em Contrato;
  • Os negócios formalizados por Escritura Pública ficam arquivados no Cartório por tempo indeterminado, sendo sempre possível a retirada de segunda via do documento;
  • Os atos notariais são documentos eficazes e válidos juridicamente para o Estado e Sociedade.

Escritura Pública é sinônimo de segurança jurídica. Caso precise oficializar alguma situação, procure o Cartório de Notas mais próximo de sua residência!